Novo Warhammer 40.000 – Reservas Táticas

No artigo diário da nova edição de Warhammer 40.000 de hoje, daremos uma olhada em algo que muitos ansiavam: As reservas e suas variantes. Segue abaixo a tradução:
No novo Warhammer 40.000, assim como hoje, manter algumas unidades na reserva é ainda uma ferramenta tática muito importante e potencialmente poderosa.
Embora existam algumas mudanças fundamentais na forma como elas funcionam. Para começar, nem toda unidade pode ser colocada na reserva, então a maioria do seu exército, geralmente, será posicionada no campo de batalha no início da partida. Isto significa que eles contribuirão para a batalha no primeiro turno, mas também servirão como alvos para o inimigo – sendo assim, você terá que descobrir como utilizar melhor esses primeiros turnos.
Entretanto, algumas poucas unidades ainda possuem a opção de se unir a partida no decorrer da batalha, e elas usam uma variedade de meios místicos ou tecnológicos para isso. Embora não existam mais regras especiais universais, como Ataque Surpresa ou Flanqueamento, muitas destas habilidades serão temas comuns: você ainda pode esperar por unidades como Exterminadores teleportando-se para a batalha, unidades dos Cultos Genestealers realizando emboscadas e Komandos Orks usando sua çabeduria para esgueirarem-se sobre o inimigo.
Por exemplo, vamos dar uma olhada na regra especial para um Trygon, uma unidade famosa por usar um método incomum de posicionamento, escavando por baixo do exército inimigo:

Assalto Subterrâneo: Durante o posicionamento, você pode estabelecer que um Trygon está no subsolo ao invés de colocá-lo no campo de batalha. Ao mesmo tempo, você pode estabelecer que uma unidade Tropa [Frota-Colmeia] está no túnel do Trygon. No término de qualquer uma das suas fases de Movimento, coloque o Trygon em qualquer lugar no campo de batalha que esteja a mais de 9″ de distância de todos os modelos inimigos. Se existir outra unidade no túnel do Trygon, coloque-a ao mesmo tempo, completamente a 3″ do Trygon e a mais que 9″ de qualquer modelo inimigo. Todos os modelos que não possam ser colocados dessa forma são destruídos.
Em partidas pareadas, existem algumas restrições adicionais para os métodos de posicionamento como este, que como você pode imaginar, são capazes de ficar muito poderoso quando usados por várias unidades em um mesmo exército. As partidas pareadas usam uma regra especial de missão chamada Reservas Táticas.

Reservas Táticas
Ao invés de colocar no campo de batalha durante o Posicionamento, muitas unidades possuem a habilidade de serem colocadas através de Teletransportes, direto da órbita, na Reserva, etc., a fim de chegarem ao campo de batalha no meio da partida, como reforços. Ao definir seu exército durante o Posicionamento para uma partida pareada, no mínimo a metade do número total de unidades no seu exército deve ser posicionado no campo de batalha, mesmo se todas as unidades no seu exército possuam uma habilidade permitindo que sejam colocadas de outra forma. Além disso, em partidas pareadas, qualquer unidade que não tenha chegado ao campo de batalha ao final da terceira rodada da batalha contará como destruída.
Esta regra ajuda a limitar alguns dos casos mais extremos de retenção de reservas nas partidas competitivas. Então, embora seja totalmente possível você ter um exército todo de Exterminadores Deathwing, por exemplo, você não pode usar as regras de teleporte com todos eles nas partidas pareadas. (Embora se pensarmos que uma partida narrativa, em que todos os Deathwings se teleportam no primeiro turno para tomar um bastião do Caos seria bastante impressionante.)
Muito a se pensar.
Voltaremos amanhã com um pouco mais de novidades sobre os veículos do novo Warhammer 40.000.
Revisado por João Cavalcanti