As Legiões da Horus Heresy – Descubra a beleza do combate junto aos Blood Angels
Original aqui.
A guerra sempre é algo terrível, mas não precisa se concentrar em práticas perversas, ou em um desgaste impiedoso. Para os iluminados, o combate é uma forma de arte, e não existem artistas mais talentosos quanto os Blood Angels, uma Legião que reúne tanto artistas e poetas quanto assassinos sanguinários.
Renascendo das cinzas da loucura para ostentar suas belas asas (normalmente apenas no sentido figurado), a Nona Legião é fonte de inspiração para todos os guerreiros das Legiones Astartes. Também são o tema deste novo artigo sobre as Legiões de Space Marines – e nem nos daremos ao trabalho de fingir imparcialidade: eles são muito sangue-bom.
A Legião
Embora sua famosa beleza e nobreza de linhagem seja conhecida por toda a galáxia – mesmo quando alguns farsantes tenham trazido vergonha ao ofício – poucos se recordam das origens sombrias dos Blood Angels. Enquanto alguns Astartes corriam soltos pelos vastos campos de batalha das Guerras de Unificação, a IX Legião estava engajada em uma guerra de extermínio contra monstros mutantes – surgidos do mesmo processo que transformação que eles próprios.
A Nona permaneceu auto-suficiente, escapando da extinção por inúmeras vezes. Acabaram as tropas? Implantem o gene-seed em prisioneiros! Sem munição? Você tem braços e pernas, use-os! Até os inimigos são fontes de alimento, se você estiver motivado o suficiente! Oficiais mortos podem ser substituídos – Space Marines possuem um órgão chamado omophagea, que permite que absorvam memórias comendo cérebros. E essses caras são realmente bons nisso.
Estas práticas de sobrevivência fizeram da Legião Renascida – como era conhecida por Malcador, o Sigilita – um tanto desprezada durante a Grande Cruzada. Mas tudo mudou quando seu Primarca angelical foi encontrado, na devastada lua de Baal Secundus.
À época da Horus Heresy – após uma intensa campanha de publicidade lançada pelo seu amado Primarca – os Blood Angels eram considerados o supra-sumo das Legiones Astartes. O talento da Nona para o combate corpo a corpo se equiparava até ao de seus primos mais selvagens – sem fazer tanta sujeira. Um excelente vinho tinto, comparado ao grosseiro mjød dos fenrisianos, os filhos de Sanguinius exemplificavam tudo de mais refinado e admirável dos ideais da Grande Gruzada.
Alguns cadáveres desapareceram depois da batalha? Bem, é o preço a ser pago pela chegada dos anjos.
As Regras
Como seu nome sugere, os Blood Angels, são especialistas em arrancar o sangue inimigo, sempre sedentos por despedaçar seus alvos com suas armas motorizadas, lanças ricamente forjadas, ou até com as próprias mãos, se outra arma não estiver disponível. Eles não tentam conter sua Encarmine Fury, que quando utilizada em uma carga, torna mais fácil machucar suas vítimas – nem um irmão Space Marine é páreo para este estilo de luta.
Tal predileção por assaltos explosivos ocasionou no desenvolvimento de sua técnica com a temida inferno pistol, perfeitas para romper as defesas dos alvos antes de um golpe de espada. Os Blood Angels podem substituir as instáveis plasma pistols pelo verdugo dos blindados – sendo o alcance reduzido da arma um mero detalhe.
O Primarca
A ideia de que uma criança nascida com asas sobreviveria até a idade adulta pode parecer estranha para aqueles que conhecem os modos do Imperium; felizmente, Sanguinius encontrou um ambiente muito mais hospitaleiro – uma lua desértica, coberta de radiação letal. Adotado por uma das tribos sofridas de Baal Secundus, o Primarca rapidamente trouxe paz àquele lugar sofrido – sua sabedoria, carisma sobrehumano e habilidades de luta fizeram como que fosse adorado como um deus.
Spoiler: Isso não é uma coisa que o Imperador costuma tolerar.
Como era um sensitivo poderoso, tal qual seu irmão Konrad, Sanguinius sabia muito bem como seu pai reagiria a mutantes, a religiosos, e o pior, a mutantes religiosos – e assim que Imperador pôs seus pés em Baal Secundus, o Primarca jurou-lhe plena lealdade, desde que ninguém investigasse muito a fundo seu planeta natal.
Sanguinius esculpiu sua nova Legião com o talento de um artesão, transformando selvagens em objetos de adoração de todo o Imperium. Cursos de controle da raiva, aulas de arte, lições de oratória – qualquer coisa que fizesse as pessoas esquecerem de toda aquela história de “comer pessoas”. Sua beleza e temperamento nobre tornou o Primarca não só popular entre seus irmãos, como em toda a galáxia – e por várias vezes ele foi apontado como o sucessor natural do Imperador.
Spoiler: Isso é uma coisa que Horus não costuma tolerar.
A Heresia
Sabendo que bateriam qualquer traidor que aparecesse, Hórus enviou a Nona para os confins do espaço antes de revelar seu grande plano. Incomunicável, longe de casa, e aprisionado em uma armadilha daemoníaca no Aglomerado Signus, Sanguinius e seus filhos foram presos com hordas de monstros oriundos da warp. O maior de seus desafios foi Ka’bandha, considerado um dos servos mais poderosos de Khorne.
Enquanto os Space Marines purgavam o planeta, o Primarca confrontou o General Daemônio nos céus de Signus Prime. Sanguinius teve suas pernas quebradas pelo inimigo, mas ainda assim saiu vitorioso, assim como seus guerreiros – só para descobrir sobre a traição do Warmaster.
Sem receberem notícias da Terra, e com a tormenta impedindo as viagens pela warp, Sanguinius encontrou-se com Lion El’Jonson para ouvir os planos de Guilliman – eles construiriam seu próprio Imperium, só que melhor. Sanguinius seria o Imperador! Infelizmente, os argumentos de seus irmãos não foram convincentes, e após uma visão psíquica que revelou a Sanguinius que seu pai estava vivo, o trio rumou a toda velocidade para o mundo-trono.
Com o auxílio dos ataques dispersivos realizados pelos seus camaradas angelicais, os Blood Angels foi uma das primeiras Legiões a se unir aos seus primos engenheiros antes que o Cerco da Terra tivesse início. Lá, o Anjo Escarlate lutou contra Ka’bandha mais uma vez – e desta vez ele botou pra quebrar.
Ainda não vimos o desfecho do Cerco da Terra, mas baseado nas estatísticas de Sanguinius, é seguro afirmar que ele saiu de toda essa confusão sem nenhum arranhão.
A História da Legião
São inúmeras as histórias de heroísmo dos Blood Angels, e com tantos escritores e poetas em suas fileiras, é fácil entender porque temos tantas novelas contando suas aventuras. Reviva o confronto épico contra os daemônios do Caos em Fear to Tread, e continue com Unremembered Empire para descobrir como o malogrado Imperium Secundus fez sua marca na história do Warhammer.
Um Blood Angel em especial fez seu nome no Cerco da Terra – As batalhas de Dominion Zephon junto ao famoso Tech-Priest Arkhan Land foram contadas em The Master of Mankind e em Bringer of Sorrow.
Planeja dedicar a nova caixa Warhammer: The Horus Heresy – Age of Darkness box aos filhos de Sanguinius? Dê aos seus nobres guerreiros o tom correto de vermelho assistindo o guia abaixo:
Mas se você ainda não tem certeza se quer viver uma vida de combates artísticos, visite o site da Horus Heresy e faça o teste.