Novo Warhammer 40.000 – Personagens
No artigo de hoje sobre a nova edição, a Games Workshop nos fala um pouco sobre os Personagens da nova edição. Segue abaixo a tradução. Mantive alguns nomes de unidades no original, isso é temporário, pois em breve decidiremos suas traduções em novos questionários. Não sabe do que estou falando? veja aqui:
O Warhammer 40.000 está repleto de poderosos heróis e vilões; desde o humilde oficial da Astra Millitarum aos maiores Demônios do Caos, estes Personagens podem afetar profundamente o modo como as tropas de seu exército funcionam no campo de batalha. Para vocês, jogadores, usar corretamente esses Personagens pode fazer a diferença entre a vitória e a derrota.
A forma como os Personagens interagem com o resto do seu exército foi mudada substancialmente nesta nova edição.
Anteriormente, os Personagens Independentes juntavam-se às unidades, e estas unidades se beneficiavam da Liderança e de certas regras do Personagem, enquanto a unidade oferecia proteção contra o fogo inimigo. No geral, isso funcionou muito bem, mas havia uma tendência em jogos mais competitivos em se ver múltiplos personagens agrupados em uma única unidade, resultando em uma superunidade, absoluta, imortal, com um amontoado de regras especiais, mais alguns poderes psíquicos e muitas vezes, algumas alianças não muito temáticas (estamos de olho em vocês, Dark Angels e Space Wolves, juntando suas unidades de Ravenwing e Thunderwolf).
Então, temos aqui uma grande coisa – os Personagens não podem mais se juntar a unidades. A era da estrela da [adicione o complemento], se foi.
Ao invés disso, você perceberá que vários Personagens terão uma habilidade, que afetam as unidades próximas com uma determinada palavra-chave, dentro de um raio de efeito. Por exemplo, o misterioso Personagem dos Eldar Sombrios (Dark Eldar), Drazhar, permite que você adicione 1 as jogadas de acerto de todas aas unidades aliadas de Incubi que estejam a 6″ na fase de Combate, enquanto que o Kroot Shaper permite às unidades Kroot próximas rejogarem as jogadas para ferir de 1 e ainda utilizarem sua Liderança superior.
Para balancear o fato de que estes Personagens não podem se juntar a unidade de se “esconder” do fogo inimigo, existe uma regra na fase de Tiro dizendo que você não pode atirar num Personagem, a não ser que ele seja o modelo inimigo mais próximo. Isto representa a dificuldade em escolher um indivíduo especifico no meio do turbilhão da batalha, e se aplica a todos os Personagens com uma característica Ferimentos de 10 ou inferior, incluindo as coisas que anteriormente não poderiam se beneficiar de qualquer proteção. Por exemplo, Roboute Guilliman, que possui 9 Ferimentos, agora pode, realisticamente, avançar no centro de um exército disciplinado de Space Marines, direcionando suas tropas, enquanto se mantêm relativamente seguro do fogo vindouro de armas inimigas. Realmente, os grandes heróis, como Magnus o Vermelho, ainda terão de enfrentar o fogo inimigo, mas com, neste caso, uma dúzia de Ferimentos e uma defesa invulnerável respeitável, ele se sustenta bem.
A parte final do conjunto de regras dos Personagens é a Intervenção Heroica. Isto permite aos Personagens próximos a um combate se engajarem (pile in) e atacar, caso o inimigo esteja próximo o suficiente, mesmo se eles não tiverem feito uma carga (por que seu Capelão (Chaplain) ficaria lá parado enquanto deixaria a toda a diversão para seu Esquadrão de Assalto?)
Estas regras, juntas, significam que você verá os Personagens avançando no meio dos seus exércitos, cercados por grupos de unidades que se beneficiam de suas especialidades particulares – que parece ser ótimo na mesa, reflete a história que todos conhecemos do Milênio 41, e oferece alguns desafios táticos interessantes, pois os jogadores tentam obter o máximo dos líderes de seus exércitos, mantendo-os vivos…
Esta é a atualização por hoje.
Juntem-se a nós amanhã, pois veremos mais alguns perfis de armas da vindoura nova edição.
Muito interessante esta mudança. Até agora, unidades de destaque costumam ser colocadas atrás da infantaria para se proteger, o que foge um pouco à realidade de que muitos vão à frente, justamente para inspirar seu batalhão na guerra.