Novo Warhammer 40.000 – Estratagemas
Até agora, a Games Workshop sempre vem nos falando sobre os tais Pontos de Comandos da nova edição de Warhammer 40.000. Vimos, no artigo sobre os destacamentos, como os recebemos, mas não vimos realmente como usa-los. Hoje, no artigo diário, obtivemos mais detalhes sobre os mesmos. Segue abaixo a tradução:
Os Estratagemas são uma parte chave do novo jogo Warhammer 40.000.
Estes representam os comandantes de seus exércitos guiando suas forças e as ordens vitais vindas do alto comando (este é você!).
Qualquer exército que seja Forjado para Batalha pode usar os Estratagemas, e como já mostramos, é muito fácil fazer um exército desse tipo. Se seu exército for Forjado para Batalha nas regras atuais de Warhammer 40.000, ele ainda o pode ser na nova edição.
Exércitos Forjados para Batalha ganham Pontos de Comando baseado em quão eficiente eles, possivelmente, são na logística de guerra. Exércitos com uma mistura equilibrada de tipos de unidades e com muitas tropas tenderão a terem mais pontos para jogar, e cada exército que seja Forjado para Batalha recebe 3 Pontos de Comando iniciais. Algumas unidades são comandantes tão capazes e experientes que lhes dão Pontos de Comandos adicionais apenas por inclui-los. Bjorn Fell-Handed, por exemplo, o lealista mais antigo, vivo (coff), dos Space Marines, lhes dá um ponto extra só por sua presença!
Durante a partida, você pode usar estes Pontos de Comando para ativar uma variedade de Estratagemas. Muitos desses serão específicos para certas missões ou facções, mas existem três que todo exército pode usar:
Como você pode ver, estas habilidades não são nada desprezíveis. Esta Rejogada Tática pode ser usada para garantir que um ataque critico de alto dano fira uma unidade chave inimiga. Mas ao mesmo tempo, seu oponente poderia facilmente usar a sua para rejogar aquela defesa de armadura critica. Ou talvez você queira mantê-la para garantir que você faça aquela carga vital no próximo turno?
Você espera perder metade do seu maior esquadrão de Orks para um teste de Moral difícil, depois de sofrer grandes baixas na fase de Tiro? Não mais! Sucesso automático por 2 PCs.
A Contraofensiva também é muito bom, com a habilidade de interromper as cargas, por todo o campo de batalha, do seu oponente, para golpear afrente de algumas das unidades dele. Ela funciona melhor, é claro, se suas unidades forem firmes no combate e se pelo menos uma das unidades inimigas golpear primeiro, mas se usado corretamente, isso pode balancear a partida.
Nas partidas abertas e narrativas, a maioria das missões também incluirão alguns estratagemas extras, representando coisas como bombardeios preliminares, minas de aproximação e armas silenciosas.
Em partidas pareadas, estes Estratagemas possuem a restrição adicional de que o mesmo Estratagema não pode ser usado pelo mesmo jogador mais que uma vez durante uma única fase. Então, se você usa a Rejogada do Comandante para passar numa jogada de defesa de armadura na fase de Combate, você não pode usar o mesmo Estratagema para rejogar um acerto depois na mesma fase.
E aí está: Estratagemas.
Voltaremos amanhã com novidades sobre a Cruzada Indomitus.
7 Resultados
[…] Então, podemos ver que esta será uma habilidade muito poderosa. Não só entregando o Trygon no coração da força inimiga, mas também uma unidade acompanhante de Tyranids. E não existe nada que os impeça de fazer uma carga neste turno! Embora estes 9″ de distância do inimigo (que é comum a várias unidades com habilidades parecidas) significará que as médias nos dados estarão contra você na jogada de 2D6 para a distância da carga. (Claro que você pode sempre usar sua Rejogada do Comandante…) […]
[…] contra unidades com 5 ou mais modelos. Acho que você pode começar entender como os Pontos de Comando podem ser uteis ao usar armas como estas, maximizando bem na hora, o efeito que elas possam […]
[…] preparado quanto pelas regras especiais de missão. Por exemplo, existem alguns novos Estratagemas, e eles são diferentes para os atacantes e para os […]
[…] última coisa que as Cidades Mortais nos fornece, é uma nova seleção de Estratagemas. Um dos nossos favoritos é Rato de Esgoto, que lhe deixa colocar uma unidade sorrateira de […]
[…] Marines da Peste são considerados Tropas – que podem ajudá-lo a destravar mais Pontos de Comando com um destacamento de […]
[…] Cada uma delas vem não apenas com novas regras de missão, mas com três novos Estratagemas para o Atacante e três para o Defensor, tornando estas partidas bem distintas de uma […]
[…] Estratagemas […]