Facção em Foco: Cultos dos Genestealers
No artigo da série Facção em Foco de hoje, Reece nos fala sobre uma facção que poucos conheciam, ou só eu não conhecia e já generalizei, os Cultos dos Genestealers. Segue abaixo a tradução:
O que foi isso!? Algo se movendo nas sombras… Ufa, é apenas Reece do SoCal Open voltando para nos falar sobre os, traiçoeiros Cultos dos Genestealers na nova edição de Warhammer 40.000, disponível na pré-venda no dia 03 de junho:
Das sombras, os Cultos dos Genestealers chegam para semear a dissidência e a desconfiança. Eles enfraquecem, de dentro pra fora, os alicerces do Imperium, a fim preparar o caminho para o Grande Devorador.
Os Cultos dos Genestealers são uma facção nova e antiga. Eles têm suas raízes ainda no início da história de Warhammer 40.000. Mas, recentemente, fizeram seu triunfante retorno ao jogo. Os Cultos dos Genestealers tiveram seu estilo de jogo fortemente definido através da regra especial, muito legal e característica, Emboscada do Culto. E isso ainda vale no novo Warhammer 40.000. Emboscada do Culto permite que você coloque as unidades do Culto dos Genestealers na reserva e, em seguida, entre em jogo através de uma variedade de meios, que serão determinados por uma tabela, numa rolagem D6. Isto possui variados efeitos: desde chegar por uma borda da mesa, até ser capaz de aparecer em qualquer lugar na mesa a mais que 9″ de distância de todas unidades inimigas, mas ainda conseguir se mover, permitindo que você chegue extremamente próximo das unidades adversárias para atirar e, então, também fazer uma carga. Para unidades como os Genestealers ou os Aberrantes que estejam armados com picaretas do poder e garras dilacerantes, isto pode ser devastador!
Falando em Genestealers, se você achava que eles eram mortais no exército Tyranid, eles são ainda mais flexíveis nos Cultos dos Genestealers, devido a regra Emboscada do Culto explicada acima. Combinados com o Patriarca, eles batem tão forte quanto o Senhor da Ninhada e os Genestealers batem no exército Tyranid. Mas com os Cultos dos Genestealers, o Patriarca também permite às unidades próximas ignorarem a moral, e ele se beneficia da regra especial Lealdade Inquestionável, a qual todos os Personagens dos Cultos dos Genestealers possuem. Isto os permite evitar de sofrer um ferimento numa jogada de 4+, pois um assecla sacrifica a sua vida e se joga na frente do ataque. Isto faz destes Personagens extremamente resistentes e até os ajuda a sobreviver de coisas como os tiros Snipers.
Outro truque sujo que os Cultos dos Genestealers possuem, é seu poder psíquico Hipnose em Massa, que previne uma unidade inimiga de disparar os Tiros de Reação, os faz atacar por último no combate (mesmo se tiverem feito a carga) e lhes dá -1 para acertar. Ui! Isto deixa uma unidade inimiga numa posição bastante comprometida, pois os asseclas do Imperador de Quatro braços emergem da emboscada e, em seguida, correm para o corpo a corpo.
Entretanto, um dos meus aspectos favoritos dos Cultos dos Genestealers, é sua habilidade para formar seu exército usando tanto sua própria facção, quanto os Tyranids e o Astra Militarum. UHUU! Devido a forma que os aliados funcionavam na edição anterior, fazer um exército que misturava as unidades dos Cultos dos Genestealers e Astra Militarum nem sempre era simples. Estes, naturalmente, não são “verdadeiros” Astra Militarum, mas devotos seguidores do Culto que se desviaram da luz do Imperador e traíram seus semelhantes. A forma que isso funciona no novo Warhammer 40.000 é realmente divertida. Você pode pegar um Destacamento do Astra Militarum para cada Destacamento dos Cultos dos Genestealers no seu exército Forjado para a Batalha. Cada um deles precisa ser inteiramente composto de unidades com suas respectivas palavras-chave, mas isto permite quantidade absurdas de diversidade no seu exército, o que também é o torna bastante característico.
Mas nem sempre você precisará se esgueirar no conjunto de máquinas Imperiais para roubar seus veículos; os Cultos dos Genestealers possuem acesso a algumas fantásticas maquinas de guerras mecanizadas próprias. O Goliath Rockgrinder é uma das minhas favoritas.
Para o armamento, eu prefiro o Incinerador de Remoção, pois ele acerta automaticamente D6 vezes o seu alvo em até 12″ de distância e, claro, você tem a Provisão de Cargas de Demolição! Apesar de você só poder atirar com esta arma se uma unidade estiver embarcada (pois eles precisam ser mandados para fora!) e seu alcance de 6″ é curto, ele vale a pena! D6 tiros, Força 8, PA -3 e D3 de dano por acerto. Isso não é piada. Se qualquer coisa sobreviver a isso, você pode atropelá-los com o Drilldozer no corpo a corpo, para um possível 6+D3 Força, 8 ataques com um PA de -2 e D3 de dano por acerto.
Apesar de ter muitos mais para se falar, estamos sem tempo por hoje. Os Cultos dos Genestealers possuem um estilo de jogo único no novo Warhammer 40.000, que será tão divertido pra o general comandando o exército, quanto taticamente desafiador, para o jogador do outro lado da mesa.
Revisado por João Cavalcanti