Facção em Foco: Ligas de Votann
Hoje trago para vocês mais uma tradução de artigo da série Facção em Foco, dessa vez com uma facção que tem obtido bastante da minha curiosidade, As Ligas de Votann. Elas foram lançadas no ano passado, trazendo novamente os antigos Squats, pois se temos elfos e orcs no 40k, porque não anões?
As Ligas de Votann levam a questão do desrespeito pessoal a um grau extremo. Todo rancor deve ser resolvido, todo erro corrigido, e nesta galáxia há erros mais do que suficientes para todos. Felizmente para esses exploradores obstinados, eles têm muitas regras contundentes para fazê-lo na nova edição.
Visão geral
As Ligas de Votann são focadas em exigir vingança pelas transgressões cometidas contra os Confrades. Bater neles é quase tão ruim quanto bater em si mesmo, pois possuem muitas maneiras de fazer com que você se arrependa de ter ferido seus companheiros. Mesmo depois de engajar em uma luta, sua durabilidade natural faz com que você precise gastar muito mais poder de fogo do que gostaria para garantir que nenhum desses guerreiros teimosos continuem em pé.
Regras da Facção
Os Confrades guerreiam de maneira cautelosa e deliberada. Os Kâhls e seus Theyns subordinados selecionam os alvos de acordo com uma análise rápida da sua força no campo de batalha, calculando o valor da sua derrota em relação ao custo do engajamento – um processo conhecido como “lançar o Olho dos Ancestrais”. Uma vez que um inimigo adequado seja escolhido, as Ligas de Votann podem seguramente desencadear o inferno, sabendo que seus esforços serão bem gastos.
O acúmulo das fichas de Julgamento representa a ruína das unidades que as coletam, já que disparos intensos de canhão automático e machados de plasma brilhantes se tornam mais precisos e mortais contra aqueles que o prejudicaram.
O Destacamento “Grupo Juramentado” leva o despeito a novos níveis, permitindo que você destaque um inimigo em particular para a retribuição. Sua Eficiência Implacável recompensa o foco excepcional com uma imensa vantagem tática – pegar três pontos de Comando gratuitos logo no início de uma batalha pode moldar todo o jogo.
Com os bônus nas jogadas de Acerto e Ferimento do Olho dos Ancestrais, há pouco que um alvo marcado pode fazer, além de se agarrar à vida na esperança de que sua morte certa não acelere a de seus aliados.
Unidade em Destaque
Os Grupos Juramentados são formados em torno de um corpo de Guerreiros Hearthkyn confiáveis – lutadores brutos, mas eficazes, portando armaduras espessas e seladas para reforçar sua resistência natural.
Os Guerreiros Hearthkyn possuem muitas opções, permitindo que equipes personalizadas enfrentem alvos particularmente irritantes. Os Kâhls com olhos de águia podem notar a adição do canhão rotativo HYLas como uma opção de arma – direto do sprue, repleto de peças de equipamentos especializados, da caixa Kill Team: Gallowfall.
No entanto, se quiserem dirigir em grande estilo, há apenas uma máquina que atende os requisitos. A enorme Fortaleza Terrestre Hekaton é um veículo grande e bonito que transporta esquadrões inteiros de Hearthkyn e Hearthguard para a batalha enquanto ignora tiros e distribui sopapos de uma só vez.
A Fortaleza Terrestre é tão resistente quanto um Land Raider e possui uma gama assustadora de armamentos. Ela se sente em casa apoiando as tropas que saem da sua proteção e pode encarar os tanques mais robustos das outras facções, graças ao poder impressionante do pesado canhão de aceleração magna.
Arma em Destaque
Embora possuam muitas tecnologias avançadas, as Ligas de Votann valorizam a confiabilidade acima da força bruta e não carregam nada excessivo como o canhão vulcânico da Astra Militarum. No entanto, o que eles têm são suas armas esotéricas de feixe de conversão, cuja nova habilidade Conversão multiplica seus acertos várias vezes, assim que o feixe obtém distância suficiente para focar.
Estratagema em Destaque
As fichas de Julgamento não são apenas para melhorar as jogadas de Acerto e Ferimento – elas também interagem com os estratagemas do Grupo Juramentado para punir ainda mais os transgressores. Ver alguém atirar em seus aliados já é ruim o suficiente, mas quando o inimigo agressor atira em você… bem, os Confrades não encaram isso muito bem, e uma Represália Reativa está a caminho.
Obter turnos extras de tiro é como ouro para os exércitos com grande potencial de poder de fogo, e sua impressionante durabilidade deve deixar muitos modelos vivos para enviar de volta seus próprios agradecimentos pessoais.
A Palavra do Estúdio
“As regras das Ligas de Votann se concentram em exércitos com guerreiros resistentes que derrotam seus inimigos por meio de uma combinação de trabalho em equipe, priorização de alvos e eficiência implacável”, explica Robin, do Warhammer Design Studio. “Os perfis em suas fichas de dados foram revisados, permitindo-nos representar melhor a resiliência de seus guerreiros e a qualidade superior de seu armamento.”
“A Regra do Exército ‘Olho dos Ancestrais’ foi simplificada, mas sua essência permanece a mesma – à medida que as unidades de seu oponente infringem baixas ao seu exército, elas acumulam fichas de Julgamento, e por sua vez, quanto mais eles têm, mais eficientemente suas forças podem eliminá-los. Na prática, isso significa que até mesmo seus guerreiros básicos podem representar uma ameaça para as forças de elite do seu oponente.”
Black Library
As Ligas de Votann só fazem parte do Warhammer 40.000 há pouco menos de um ano, então as prateleiras da Biblioteca Negra estão desprovidas de seus contos… por enquanto. No entanto, os especialistas em Loremasters têm dois episódios repletos de informações suculentas no Warhammer+ – junto com vários episódios de Relatos de Batalha centrados nos Confrades.
Ótimo artigo!!
Sempre adorei os anões, pensei que não estariam no 40k. Isso me deixou realmente muito feliz hahaha.
Que bom que você gostou Matheus. O lançamento deles no ano passado foi realmente uma grata surpresa e as miniaturas deles, com raríssimas exceções, estão muito legais. 🙂