Facção em Foco: Chaos Space Marines

Original aqui.

Os Chaos Space Marines não têm uma fama muito boa. Tudo bem que eles juraram obediência a monstruosidades cósmicas em troca de poder, tentam constantemente derrubar o Imperium, e guardam rancor há pelo menos dez mil anos e por aí vai – mas podemos realmente culpá-los por isso?
Diferente de seus primos perfeitinhos, os Heretic Astartes sabem que é preciso de um pouco de malandragem pra sobreviver em uma galáxia violenta e sombria, e as regras deles para a nova edição do Warhammer 40000 não decepcionam.
Visão Geral

Chaos Space Marines possuem a mesma perícia e flexibilidade de suas contrapartes legalistas, complementadas pelos poderes proibidos da distorção. Feitiços de invocação e mutações monstruosas estão sob seu comando, assim como furiosas Daemon Engines e hordas de cultistas histéricos.
Tais benefícios dificilmente vêm sem um alto custo, mas as vantagens que trazem valem qualquer risco. E pra completar, eles ainda são Space Marines – resilientes, habilidosos em combate, e fisicamente superiores a maioria das raças humanoides.
Regras da Facção

Os bandos Heretic Astartes se organizam de diversas formas, mas todos são unidos por sua tendência em fazer Dark Pacts em busca de poder. A Army Rule da facção permite aos comandantes dos Chaos Space Marines adquirir poderosas habilidades.. se estiverem dispostos a arriscar a vida de suas tropas.

Você pode fazer quantos Dark Pacts vezes quiser ao longo do jogo – o número de almas que você quer oferecer aos Deuses do Caos é o limite! Dessa forma, até um grupo de Cultists pode receber grandes poderes por meio das bênçãos de seu patrono, transformando seus punhais enferrujados em armas letais, capazes de ferir qualquer inimigo.
Unidade em Destaque
A base de um ataque de Chaos Space Marines é formada por Legionaries. Sejam veteranos da Heresia, ou Astartes recém renegados, esses traidores abandonaram suas velhas ideias sobre tradição e profissionalismo, e trazem um arsenal eclético para as batalhas. Olha todas essas opções!

Esse esquadrão pode ser equipado para lidar com praticamente qualquer alvo, a qualquer distância – caso você queira destroçar hordas com um reaper chaincannon, flamer, e boltguns; ou amassar no mano a mano inimigos de elite com chainswords e armas brancas pesadas. O Dark Pact adequado pode torná-los ainda melhores nesta tarefa, ou ajudá-los a diversificar suas formas de matança.
É preciso ter pulso para reunir Legiões fragmentadas e bandos renegados em um exército coeso, e Abaddon the Despoiler é único mortal que foi capaz de fazer isso. O Warmaster do Imperium Nihilus é um general tão talentoso quanto os Primarcas imperiais – e igualmente letal.

Abaddon é uma figura única – ele oferece poderosas habilidades de Aura aos aliados próximos mesmo estando na liderança, e pode escolher qual delas será utilizada a cada turno. E como era de se esperar de alguém que despreza abertamente os Deuses do Caos, seu Dark Destiny faz com que ele ganhe um Command point toda vez que ele sela um Dark Pact e mantém sua vontade intocada – porque as Forças Entrópicas não são nada além de ferramentas de sua grande ambição.
Armamento em Destaque
Chaos Space Marines são conhecidos por sua ânsia em ver a galáxia arder, e por empregar armas corrompidas pela distorção, ou construídas em forjas infernais. O famigerado baleflamer é o terror da infantaria pesada desde que os primeiros Heldrakes surgiram nos céus, agora mais confiável do que nunca, com mais tiros e a habilidade de ignorar cobertura.

As fleshmetal guns que irrompem dos Obliterators também passaram por ajustes e ganharam novas habilidades para otimizar suas funções específicas – seja derreter veículos a curta distância ou despedaçar hordas.

Estratagema em Destaque
Cinco dos seis Stratagems disponíveis para o Detachment Slaves of Darkness ganham efeitos extras quando direcionados a uma unidade abençoada por um dos deuses – ou àquelas devotadas ao CHAOS UNDIVIDED. Todas elas podem ser protegidas por presságios sombrios por meio do Dark Obscuration, por exemplo, mas Nurgle recompensa seus fiéis cobrindo-os com um miasma fétido, ocultando seu avanço inexorável.

Como especificamente alguém se submete a um deus específico e recebe suas benesses? Isso também é parte das regras do Detachment, que está ainda mais simples – mas você precisa ler as letras miúdas do contrato…
A Opinião do Estúdio

“Chaos Space Marines são sedentos por poder e destruição, e foi isso que inspirou a regra da facção – Dark Pacts”, explica Robin, do Warhammer Design Studio. “Com ela, os Chaos Space Marines garantem seu poder, mas ele vem com um preço… e o Detachment Slaves to Darkness explora ainda mais essa relação entre os Heretic Astartes e os Deuses do Caos, oferecendo poderes distintos de acordo com sua devoção”.
“As datasheets dos Chaos Space Marines são menos cooperativas e sinérgicas do que a de seus rivais imperiais – porque eles são mais egoístas quanto ao uso de poderes contra seus inimigos.
Black Library

Alguns dos Heretic Astartes tiveram suas histórias contadas, tais como os as três novelas dos Night Lords, escritas por Aaron Dembski-Bowden. Soul Hunter, Blood Reaver, e Void Stalker descrevem um bando guiado por visões proféticas enquanto combatem legalistas, Aeldari de Ulthwé, e outros traidores do Imperium.
Se os planos de um cientista brilhente, porém sádico fazem mais o seu estilo, as histórias de Fabius Bile são uma ótima vitrine para o mundo de excessos dos Chaos Space Marines. Fabius Bile: The Omnibus, de Josh Reynolds contém seis novelas e histórias curtas, acompanhando o Senhor dos Clones pela galáxia em sua busca pela próxima evolução da humanidade.