O Novo Warhammer: Domine sua estratégia
Original aqui.
Demos algumas dicas nas últimas semanas, mas hoje finalmente revelaremos as novas regras das Reservas Estratégicas do Warhammer 40.000. Prepare-se, esta é uma das maiores mudanças nas regras básicas, e terá um grande impacto em suas futuras batalhas. Vamos nessa!
O que são Reservas Estratégicas?
As regras para Reservas Estratégicas foram criadas para exércitos Battle-forged, sendo uma das vantagens que uma força organizada pode utilizar não apenas em uma batalha, mas em todo o teatro de operações. Elas te dão pleno controle da estratégia, permitindo dividir suas forças, sobrepujar o oponente e enviar reforços, assim como os grandes generais de outrora. Utilizadas sabiamente, as Reservas podem te dar uma grande vantagem, flanqueando os inimigos ou suprimindo a ofensiva deles, como veremos a seguir.
Como funcionam as Reservas
A habilidade de colocar unidades na Reserva custa Pontos de Comando de acordo com os Níveis de Poder das unidades designadas. Vale ressaltar que a regra não se aplica às unidades que tiverem habilidades que permitam ser colocadas fora do campo de batalha (como a câmara de teleportarium dos Exterminadores, ou a Emboscada dos Genestealers).
Embora possa parecer vantajoso proteger suas melhores unidades do fogo inimigo colocando-as na reserva, há um custo que vai além dos Pontos de Comando. As Reservas não podem ser empregadas até a segunda rodada, visto que até lá estarão se mobilizando para agir. Portanto, se você mantiver muitas forças na retaguarda, poderá ser sobrepujado logo no início do combate.
No entanto, enviar novas forças para o campo de batalha na hora e no momento certos pode mudar os rumos de um combate. Quanto mais você mantém a calma e suas Reservas fora da contenda, mais terreno inimigo elas atravessarão antes de atacar, podendo até surgir além das linhas inimigas!
Essa espera para o uso dos reforços beneficiará principalmente os exércitos de assalto – sobretudo se você for capaz de fortalecer seu ataque com habilidades ou Estratagemas que ofereçam bônus ou rejogadas na carga, como aquelas dos orks, dos Black Templars ou dos Tyranids da Colméia Behemoth. Ser capaz de pular no oponente dentro da zona de alocação dele pode ser devastador.
Preparando a emboscada
Reservas Estratégicas não servem apenas para flanquear o inimigo; se ele deu tudo que tinha em seu ataque inicial, é possível realizar um contra-ataque com seus reforços. Embora as Reservas não possam ser posicionadas a menos de 9″ de um modelo inimigo, essa regra não se aplica se elas forem posicionadas dentro do seu território – e neste caso, elas podem entrar no Zona de Ameaça dos modelos inimigos! Se isso ocorrer, considera-se que elas fizeram carga, e o inimigo não poderá fazer os Tiros de Prontidão!
E como dito em nosso artigo sobre unidades Voadoras, qualquer Aeronave que saia da mesa automaticamente se torna parte da Reserva (sem pagar PCs por isso), então sinta-se à vontade para retornar ao combate da forma descrita acima. Aproveite e discuta suas novas estratégias em nossas páginas do Facebook, Instagram e Twitter usando a #New40K.