Warhammer 40.000: O RPG – Space Marines – Semente Genética
Antes de as regras de adaptação tão esperadas dos Space Marines, precisamos ter uma longa conversa sobre a Semente Genética dos Astartes. Apesar de ser um texto muito técnico e longo, é crucial para saber o motivo das escolhas feitas na criação do modelo de Space Marines para os sistemas adaptados.
Se você não viu os artigos anteriores, visite nossa página de índice, para saber um pouco mais sobre os Space Marines. Texto retirado e traduzido da wiki de W40K.
Esta semente de um Astartes é um material genético estrangeiro originalmente projetado usando um dos genomas do Primarca como princípio. Ela se desenvolve em órgãos especiais que são implantados no corpo de um potencial Space Marine. Estes órgãos da semente genética são responsáveis pela maioria dos aprimoramentos físicos sobre-humanos do Space Marine. Toda semente genética de Space Marine foi originalmente cultivada pelo próprio Imperador, mais especificamente, dos 20 filhos projetados geneticamente do Imperador (cada filho sendo o Primarca de uma das 20 Legiões de Space Marine da Primeira Fundação), e é um recurso raro e precioso para os Space Marines do Império, mesmo na morte. A biotecnologia necessária para criar uma nova semente genética está há muito tempo esquecida ou perdida para a humanidade; portanto, ela deve ser cultivada dos guerreiros Astartes mortos/morrendo e recolhida pelos Apotecários do Capítulo, que irão supervisionar a criação de novos Astartes a partir dos recrutas crus do Capítulo. A semente genética é a própria essência de um Capítulo de Space Marine e ela carrega cada uma das características que são particularmente únicas para um determinado Capítulo, seja ela mental, física, espiritual ou marcial.
Infelizmente, a semente genética do Space Marine é vulnerável à mutação através do tempo, que pode fenotipicamente se manifestar de várias formas. Além disso, existem várias falhas que se desenvolvem na semente genética, a maioria das quais derivam das particularidades do código genético de cada Primarca. Foram essas mutações que levaram ao aparecimento das falhas na semente genética dos Blood Angels (especificamente sua suscetibilidade às condições conhecidas como Fúria Negra e Sede Vermelha), a “Marca do Wulfen” para os Space Wolves ou o rápido aumento da taxa de mutação que aflige o Capítulo Renegado dos Soul Drinkers.
Deve-se notar também que os Capítulos, atualmente existentes de Space Marines, são mais numerosos que as 20 Legiões originais de Space Marines, excluindo as duas Legiões que foram removidas dos registros Imperiais. Apenas as 9 Legiões que permaneceram leais ao Imperador, durante a Heresia de Hórus, produziram os numerosos Capítulos de Space Marines da Segunda Fundação. Elas compartilham traços com seu Capítulo Fundador, que é em si o remanescente de uma das Legiões Lealistas.
Durante o processo de recrutamento e de aprimoramento, alguns Aspirantes podem não sobreviver aos rigores do treinamento e aos tratamentos médicos posteriores aos quais devem ser submetidos para se tornarem um verdadeiro Irmão de Batalha do Capítulo. Em primeiro lugar, e acima de tudo, um recruta em potencial dos Space Marines deve ser homem, pois a semente genética e os órgãos desenvolvidos são compatíveis apenas com a genética e os hormônios masculinos. Tentar implantar a semente genética de Space Marine numa mulher resultaria apenas em uma morte dolorosa e agonizante. Os três requerimentos seguintes também se aplicam:
- Aspirantes de Space Marines devem ser adolescentes ou adultos muito jovens, pois os implantes devem ser capazes de se coordenar aos hormônios humanos masculinos de crescimento natural durante a adolescência, para estimular o crescimento e desenvolvimento das diversas características únicas fisiológicas de um Space Marine. Em termos específicos, o recruta deve ter cerca de 10 a 16 anos de idade, embora tenha sido documentado que o processo funcionaria em recrutas com aproximadamente 20 anos, desde que ainda não tenha atingido o seu crescimento adulto completo.
- Muito parecido com uma transfusão de sangue ou transplante de órgão, deve haver compatibilidade imunogenética entre o recruta e os implantes; caso contrário, pode resultar na falência de órgãos, fazendo com que o recruta morra, ou simplesmente degenere em um estado de loucura enquanto seus próprios tecidos estão sobre um ataque autoimune.
- O estado mental de um Space Marine em potencial também deve ser suscetível aos vários regimes de treinamento e de condicionamento psicológico do Capítulo e não pode já estar contaminado pelos Poderes Destruidores do Caos.
Estes três critérios principais impedem quase todos de serem Space Marines, exceto uma minúscula porcentagem de humanos masculinos dentro do Império da Humanidade. Se todos os testes provarem ser bem-sucedidos, o recruta dos Space Marines se transforma de um Neófito para um Scout Marine, ou mesmo para um Iniciado completo, dependendo da organização individual do Capítulo. O recruta é então levado para viver no Monastério-Fortaleza do Capítulo, onde ele é instruído nos caminhos da batalha e ensinado os valores e a história do Capítulo. Neste estágio, a implantação de órgão, condicionamento psíquico e o treinamento físico iniciam. Cada passo neste estágio tem seus próprios perigos, garantindo que apenas os verdadeiramente dignos de serem iniciados se tornem Space Marines. Depois de vários anos de treinamento, condicionamento e cirurgias de implantação, o iniciado se torna um Astartes completo, sofre seus Ritos de Fogo em sua primeira ação de combate, e se torna um verdadeiro Irmão de Batalha de seu Capítulo.
Dezenove órgãos geneticamente modificados produzidos a partir da semente genética do Capítulo são implantados no corpo de um Neófito para reforçar ainda mais sua capacidade de combate e de sobrevivência, se ele viver para se tornar um Irmão de Batalha completo e Iniciado do Capítulo. Muitos destes órgãos são cultivados in vitro a partir da semente genética, enquanto outros requerem que o semente genética seja injetado no corpo do Aspirante e depois cresça em um novo órgão, usando os próprios processos fisiológicos do implantado. Todos Capítulos de Space Marines usam os órgãos de semente genética para desencadear e controlar os processos metabólicos que transformam um mortal ordinário num Space Marine. Nos casos quando os órgãos não são implantados depois de serem cultivado fora do corpo, a própria semente genética é codificada com todas as informações genéticas necessárias para remodelar agrupamento celular de um humano ordinário em órgãos especiais próprios dos Space Marines. A semente genética contém máquinas virais geneticamente modificadas que reconstroem o corpo humano masculino de acordo ao modelo biológico contido dentro dele, que foi criado pelo Imperador. Entretanto, mesmo no início da existência dos Astartes, nunca foi definido uma forma para ativar essas funções transformadoras da semente genética.
Durante a Primeira Fundação do Milênio 30, quando as Legiões de Space Marines foram inicialmente criadas, o processo ainda era altamente experimental, e muitas formas diferentes de controlar e gerenciar a transformação de mortal para Astartes foram tentadas. Isto levou, por exemplo, os Space Wolves a usarem o ritual conhecido como Sangrar; os Imperial Fists a usarem o processo conhecido como a Mão da Fé; os White Scars a conduzirem os Ritos da Lua Crescente e os Blood Angels a usarem o ritual de Exsanguinação.
Cada Implante tem uma alta margem de falha metabólica catastrófica e rejeição fisiológica. Sendo assim, apenas um pequeno número de Neófitos vive para serem Iniciados do Capítulo e entrar na Décima Companhia como Scout Marines. Muitos Capítulos perderam o conhecimento necessário para cultivar novas versões de alguns destes implantes, e, portanto, devem garantir que suas sementes genéticas sejam recuperadas dos Irmãos de Batalha mortos. Entre os implantes cruciais estão a Interface, mais conhecida como a Carapaça Negra, e as Glândulas Progenóides, sem as quais um Capítulo morreria rapidamente. Abaixo, segue a lista completa dos 19 órgãos da semente genética, apresentados na ordem no qual eles devem ser implantados dentro de um Neófito Space Marine:
Coração Secundário (O Mantenedor) – Este é o primeiro implante e o menos difícil a ser instalado. O Coração Secundário aumenta o suprimento de sangue e a capacidade de bombeamento. Também é capaz de assumir completamente as funções do coração primário, caso este falhe. Ele também pode bombear esteroides e adrenalina para o coração primário, dando aos Astartes uma “carga” extra de adrenalina no campo de batalha.
Ossmodula (O Coração de ferro) – Este implante fortifica e acelera consideravelmente o crescimento do esqueleto de um Space Marine, induzindo seus ossos a absorver um mineral baseado em cerâmica, administrado na dieta de cada Neófito Astartes. Dentro de dois anos depois da cirurgia, o esqueleto do Space Marine será maior e exponencialmente mais forte que o de um homem comum, com o crescimento parando em torno de 2,15m e 2,30m de altura com uma quantidade equivalente de massa esqueleto-muscular. A caixa torácica dos Astartes também será fundida em uma placa de osso sólido para fornecer uma maior proteção contra lesões aos órgãos internos.
Biscopea (A Forja da Força) – Implantado na cavidade torácica, este implante reforça maciçamente o desenvolvimento do esqueleto e a densidade das fibras musculares em todo o corpo do Astartes, desencadeando uma onda de hormônios de crescimento humano. Este órgão da semente genética é normalmente implantado ao mesmo tempo que o Ossmodula, já que é necessário para regular com êxito as secreções hormonais do Ossmodula. Também regulará as mudanças hormonais causadas ao novo corpo dos Astartes por muitos dos outros implantes da semente genética.
Hemastamen (O Fabricante de Sangue) – Implantado em um vaso sanguíneo principal como a aorta, a artéria femoral ou a veia cava, o Hemastamen altera a composição bioquímica do sangue dos Astartes para transportar oxigênio e nutrientes de forma mais eficiente. As ações do Hemastamen tornam o sangue do Space Marine um pouco mais brilhante que o de humanos normais, pois ele aumenta consideravelmente a sua capacidade de transportar oxigênio. Ele também age para regular bioquimicamente as ações do segundo e terceiro implantes de semente genética, o Ossmodula e o Biscopea.
Órgão de Larraman (O Curandeiro) – Da forma do fígado humano, mas com o tamanho de uma bola de golfe, este órgão da semente genética é colocado dentro da cavidade torácica e fabrica as células sintéticas conhecidas como Células Larraman. Estas células biossintéticas servem ao mesmo propósito fisiológico para um Astartes que as plaquetas no corpo humano comum, servindo para coagular o sangue perdido de ferimentos, mas elas agem de forma mais eficaz. Quando um Space Marine é ferido e incorre a perda de sangue, as células Larraman são liberadas pelo seu sistema circulatório e ligadas aos leucócitos normais do corpo (glóbulos brancos). No local da lesão, elas formam tecido cicatricial em questão de segundos, efetivamente impedindo a perda maciça de sangue e a infecção da ferida. A ação deste órgão é uma das razões pelo qual os Space Marines são vistos como quase invencíveis e tão difíceis de matar, independente de quão terríveis são as feridas que eles às vezes resistem.
Nódulo Catalepseano (O Vigilante) – Implantado atrás do cérebro, este órgão da semente genética permite a um Space Marine evitar o sono, ao invés disso eles entram num transe quase comatoso no qual suas mentes “recarregam”. Ele também permite que metade do cérebro descanse enquanto o outro hemisfério permanece em alerta, removendo assim a necessidade da inconsciência durante o sono normal. O tempo mais longo que qualquer Space Marine já esteve em serviço de combate ativo sem descanso foi de 328 horas, alcançado por um esquadrão de Crimson Fists durante a batalha contra os Orks pelo Mundo de Rynn.
Preomnor (O Neutralizador) – O Preomnor é essencialmente uma câmara de descontaminação orgânica implantada dentro da cavidade torácica e conectada ao sistema digestivo, acima do estômago original, para que nenhuma digestão real ocorra no Preomnor. Ele é capaz de analisar bioquimicamente os materiais ingeridos e neutralizar a maioria das toxinas inorgânicas e bioquímicas conhecidas. O Preomnor habilita ao Astartes comer normalmente substâncias não comestíveis e resistir a quaisquer venenos que ele possa ingerir.
Omofágea (O Memorizador) – Implantado na medula espinhal superior, para que se torne um componente do sistema nervoso central, este órgão é projetado para absorver informações de qualquer DNA, RNA ou sequências de proteínas relacionadas com a experiência ou memória. Isto habilita o Space Marine a ganhar informação, num sentido de sobrevivência ou tático, simplesmente comendo um animal nativo de um mundo alienígena e então experienciar algo que aquela criatura fez antes de morrer. Ao longo do tempo, mutações na semente genética desse implante deram a alguns Capítulos um desejo antinatural por sangue ou carne.
Pulmão múltiplo (O Inalador) – O Pulmão múltiplo é um terceiro pulmão implantado nos sistemas pulmonar e circulatório dos Astartes, na cavidade torácica, capaz de absorver oxigênio de ambientes normalmente pobres em oxigênio para permitir o funcionamento respiratório normal do ser humano. A respiração é realizada através de um esfíncter implantado na traqueia, permitindo que os três pulmões possam ser usados em plena capacidade. Em ambientes tóxicos, um músculo parecido tranca os pulmões normais, assim o oxigênio é absorvido exclusivamente pelo Pulmão múltiplo, que então filtra os elementos venenosos ou tóxicos.
Ocuglobo (O Olho da Vingança) – Essencialmente, o Ocuglobo é um órgão da semente genética que aprimora a visão do Astartes depois de ser implantado junto ao nervo óptico e conectado à retina, garantindo-o uma visão excepcional e a habilidade de enxergar normalmente em ambientes de pouca luminosidade.
Orelha de Lyman (O Sentinela) – Este implante de órgão da semente genética torna um Space Marine imune à tontura e a náuseas induzidas por movimento, e permite que um Astartes filtre conscientemente o “ruído branco” ou resista a outros ataques sônicos.
Membrana An-sus (O Hibernador) – Este implante permite a um Space Marine entrar num estado catatônico ou de “animação suspensa” e é implantado dentro do cérebro próximo a glândula pituitária como parte do sistema endócrino do corpo. Ele permite a um Astartes, mortalmente ferido, sobreviver a seus ferimentos e paralisar seu metabolismo até que ele receba os cuidados médicos adequados. Apenas a terapia química apropriada ou autossugestão hipnótica pode reviver um Space Marine neste estado. O recorde de maior período para esta forma de hibernação foi alcançado pelo Irmão de Batalha Silas Err, do Capítulo dos Dark Angels, que estava na hibernação An-sus por 567 anos padrões.
Melanocromo – Vinculado ao sistema endócrino via o sistema linfático, este órgão da semente genética altera as células de pigmentação da pele, o que permite a pele do Astartes protegê-lo de níveis mais perigosos de radiação e calor. Níveis diferentes de radiação causam variações da cor da pele em diferentes Capítulos devido às mutações na semente genética do órgão Melanocromo. Isto pode estar relacionado à pele pálida incomum dos Blood Angels e de seus Capítulos Sucessores, assim como à pele preta escura e os olhos vermelhos dos Salamanders.
Rim Oólito (O Purificador) – Este orgão da semente genética trabalha em conjunção com o Preomnor, filtrando o sangue para remover toxinas que tenham sido ingeridas ou respiradas no corpo. Entretanto, este processo de desintoxicação torna o Astartes inconsciente assim que começa, por isso ele pode ser muito perigoso se necessário durante o combate. Sobre circunstâncias normais, o Rim Oólito também age como um órgão regulador da fisiologia do Astartes, mantendo a ação eficiente do avançado sistema circulatório do Space Marine e o bom funcionamento de seus outros órgãos, implantados ou não.
Neuroglote (O Devorador) – Este orgão da semente genética, implantado na boca, permite a um Astartes avaliar bioquimicamente uma grande variedade de coisas simplesmente pelo gosto ou cheiro. Ao testar bioquimicamente vários objetos por sua toxicidade e conteúdo nutricional, ele determina essencialmente se a substância é comestível ou venenosa. De venenos a químicos, ou mesmo animais, um Space Marine pode até rastrear sua presa unicamente pelo gosto ou cheiro, muito parecido com o canino padrão treinado para rastreamento.
Mucranóide (O Tecelão) – este orgão da semente genética é implantado dentro do sistema nervoso central e responde a específicos estímulos químicos do ambiente, fazendo com que o Space Marine produza uma substância proteica cerosa através de seus poros que veda sua pele. As operações da glândula devem primeiro ser estimuladas por um tratamento químico externo, geralmente auto administrado, antes que ele seja ativado. Os Space Marines são envolvidos desta maneira antes de entrarem em animação suspensa, e o processo pode até protegê-los da severidade do vácuo e de outras temperaturas extremas, particularmente os ambientes profundamente frios.
Glândula de Betcher (A Mordida Venenosa) – Atualmente consiste de duas glândulas separadas implantadas em vários locais dentro da boca de um Astartes, incluindo o interior do lábio inferior, nas glândulas salivares ou no palato duro. Estas duas glândulas trabalham em conjunto para transformar a saliva de um Space Marine em um ácido corrosivo e cegante, quando conscientemente disparado. Um Astartes preso atrás de barras de ferro, por exemplo, seria capaz de mastigar sua saída em algumas horas. Este implante é geralmente usado para ajudar na digestão de coisas notavelmente difíceis ou impossíveis de digerir, como celulose. Na semente genética de vários Primarcas, como o de Rogal Dorn, este orgão se atrofiou e já não é tão eficaz ou simplesmente deixou de funcionar completamente nos Astartes dos Capítulos que usam a semente genética destes Primarcas.
Glândulas Progenóides (As Sementes genéticas) – Implantado tanto no pescoço quanto na cavidade torácica, estas glândulas reprodutivas servem para coletar e gerar a semente genética do corpo de um Space Marine, salvaguardando-o para a continuidade do Capítulo. Estes órgãos respondem hormonalmente a presença de outros implantes da semente genética no corpo, criando células germinais, com DNA idêntico daqueles implantes, através de um processo muito semelhante à mitose celular. Estas células germinais crescem e são armazenadas nos órgãos Progenóides, como os espermatozoides ou os óvulos são armazenados respectivamente nos testículos dos homens e nos ovários das mulheres comuns. Quando adequadamente cultivadas pelos Apotecários de um Capítulo de Space Marines, essas células germinais podem gerar cada um dos 19 órgãos da semente genética necessários para criar um novo Space Marine. Assim, para a maioria dos Astartes, suas Glândulas Progenóides representam a única forma de reprodução que eles mesmo conhecem, embora o DNA passado seja o de seu Primarca, não o seu próprio. A glândula do pescoço pode ser removida depois de 5 anos, e a glândula do tórax depois de 10 anos; ambas são usadas para criar novos órgãos da semente genética para o desenvolvimento da próxima geração de Space Marines.
A Carapaça Negra (Interface) – O último e provavelmente o mais importante de todos os implantes da semente genética, este material orgânico fibroso neuroreativo é implantado diretamente sob a pele na região do peito da concha endurecida da caixa torácica do Neófito Astartes. Grupos de fibra invasivas que servem como conectores de neurônios, então crescem para dentro do implante e interligam-se com o sistema nervoso central do Space Marine. Os pontos cortados na Carapaça, antes da sua implantação pelo Apotecário, são efetivamente pontos de conexões neurais, permitindo a um Astartes conectar seu sistema nervoso central diretamente ao Espírito da Máquina de sua Power Armour. Isso permite que o traje possa fornecer maior proteção e manobrabilidade de combate, inalcançável para um humano inalterado portando a mesma armadura.
Até o próximo artigo e as regras para se utilizar Space Marines no seu RPG preferido (caso ele seja GURPS, FATE ou Savage Worlds :p)
Excelente material. Parabéns.