BR Necrons x Ultramarines 19/08/2016
Fazia tempo que eu não escrevia mais BRs para o site, e por um motivo simples: tínhamos decidido que quem faria os BRs sempre seriam os jogadores que vencessem e, infelizmente, eu não estava numa boa maré. Para piorar a situação, meus oponentes também não os fizeram.
Dessa vez, trago um BR diferente, depois de tanto perder com meus Space Wolves nas últimas partidas, resolvi estrear meus Necrons. Essa não foi bem a minha primeira partida com eles, mas foi a primeira valendo. A anterior contou como um aprendizado, vendo como tudo funcionava, e tinha acordado com João, antes de iniciá-la, que não faríamos um BR. Nessa, mais uma vez, enfrentei os Ultramarines de João, e foi uma senhora partida.
Antes de começar, gostaria de deixar claro que João esqueceu o “helicóptero” dele e teve que mudar a lista em cima da hora.
Listas de Exército
Necrons
- Decurion Detachment (Primary Detachment) (750 pts)
- 1 Reclamation Legion
- 1 Overlord “Namrut” (Nome dado por mim ao meu Overlord)
- 5 Immortals
- 10 Warriors (por falta de minis, utilizei 10 Immortals como proxies)
- 10 Warriors
- 4 Tomb Blades + Shieldvanes x4 + Nebuloscope x3
- 1 Canoptek Harvest
- 1 Canoptek Spyder
- 3 Canoptek Wraiths + Whip Coils x3
- 3 Canoptek Scarabs
- 1 Reclamation Legion
Ultramarines
- Combined Arms Detachment (Primary Detachment) (739 pts)
- 1 Sergeant Chronus
- 5 Devastator Squad + Missile Launcher x4
- 5 Assault Squad + Jump Pack + Flamer x2 10
- 6 Tactical Squad + Heavy Bolter x1 + Combi-Plasmagun x1 + Rhino
- 5 Tactical Squad + Heavy Bolter x1 + Combi-Plasmagun x1 + Rhino
- 1 Predator + Heavy Bolter (pair) + Storm Bolter 5
- 1 Predator + Heavy Bolter (pair) + Storm Bolter 5
Preparação
A missão selecionada de forma aleatória foi The Emperor’s Will.
João começa a distribuição, obtém uma característica de Warlord que permite a ele escolher três unidades minhas no primeiro turno para fazerem teste de pinning. Chronus, seu Warlord, estava embarcado no Predator que foi posicionado no meu flanco esquerdo.
Logo em seguida, faço minha distribuição e percebo que ele tentou fazer frente diante de cada lado da batalha, mas eu tento me focar no lado direito, deixando meus Warriors junto aos Immortals e ao Warlord no centro, próximo ao objetivo (e longe do alcance de seus Devastators). Uso a tabela dos Necrons para gerar minha característica de Warlord, e consigo para ele a regra especial Zealot (que não faria diferença alguma).
Turno 1
João direcionou seus tanques para o meu lado direito, onde estavam meus Canopteks, deixando uma pequena brecha do lado oposto, que eu iria aproveitar. Seus tiros, que nesse momento do jogo não eram muitos, não foram focados em uma única unidade, e assim não perdi nenhum modelo.
Aproveitando a brecha deixada por João, direcionei meus Tomb Blades para trás do morro, que se encontrava próximo as unidades dele. Minha Spyder gerou um Scarab, avancei com os Canopteks (tentei correr com a Spyder, mas tirei um mísero 1), e com os Warriors, deixei a unidade de Immortals, que meu Overlord estava, no mesmo lugar, pois os Devastators dele ainda seriam um problema. Eu não tinha alcance de tiro para nenhuma unidade, então terminei meu turno.
Os dois Objetivos Misteriosos gerados foram: Scatterfield.
Turno 2
João recuou o Predator com Chronus para poder atirar nos meus Tomb Blades e, para meu azar, conseguiu linha de visão e matou um deles. O outro Predator recuou para tentar evitar uma possível carga dos Wraiths e atirou neles junto com o Tactical Squad próximo e os dois Rhinos. Estes conseguiram tirar 1 wound de um dos Wraiths, pense em uns bichinhos resistentes. O Rhino que estava pelo meio, continuou por lá, fazendo uma espécie de barreira.
A Spyder gerou mais 1 Scarab. Avancei com os Canopteks, com os Wraiths indo em investida no Predator e causando 2 Hull Points, e os Scarabs tentando investir no Tactical Squad, mas falharam e levaram 3 wounds. Mais uma vez tentei correr com a Spyder e tirei outro 1. Os Tomb Blades saíram do Morro e atiraram nos Devastators, matando 1 deles. Fiquei sem saber o que fazer com minhas tropas, e acabei deixando-os lá por trás mesmo.
Turno 3
João nesse turno não fez muitas movimentações, atirou com as unidades do flanco esquerdo dele nos meus Wraiths, sem sucesso. Desembarcou o Tactical Squad do Rhino que estava no centro, e junto ao Chronus e aos Devastators, atiraram nos Tomb Blades, matando dois deles. No Final, efetuou uma investida com o Assault Squad nos meus Wraiths, perdendo três deles.
Esse turno fiquei preocupado, minha Spyder estava longe dos Wraiths, pois eu não tinha conseguido correr nos turnos anteriores com ela, então os Wraiths ficaram sem Reanimation Protocols, que sempre mantenho por causa da formação.
A Spyder gerou mais 1 Scarab, dessa vez levou um Wound. Avancei com todas as unidades, não estava mais preocupado com os Devastators, eles estavam preocupados demais com meus Tomb Blades. A Spyder investiu no Assault Squad que já estava no corpo a corpo com meus Wraiths e matou os últimos deles. Pensando agora, deveria tê-los eliminados com os Wraiths e mandado a Spyder nos Tacticals do lado, vivendo e aprendendo. Em todo caso, consegui First Blood. Os Scarabs investiram nos Tacticals, perdi dois deles no Overwatch, mas deixei-os preso no corpo a corpo. Os Tomb Blades, agora mais perto, mataram mais um Devastator.
Turno 4
João aproveitando-se do pouco espaço que existia em seu flanco esquerdo, usou seu Predator para fazer um Tank Shock, destruindo um dos meus Wraith por sair da coerência da unidade. Com Seus Devastators, eliminou mais um Tomb Blade, tentou acabar com o último restante, atirando com sua unidade de Tacticals, mas falhou. Seu Chronus, ignorando meu Tomb Blade dessa vez, avançou pelo seu flanco direito e seu Rhino avançou pelo centro, deixando claro seu próximo movimento: utilizar Tank Shock para passar por minhas unidades e tomar meu objetivo.
A Spyder gerou mais um Scarab. O Tomb Blade avançou para o fundo da mesa, próximo aos Devastators e fora do alcance de 12” dos Tacticals. Matou mais um dos Devastators, está merecendo uma medalha. Investi no Predator com a Spyder e utilizei seu ataque Smash, explodindo-o, a explosão matou um modelo do Tactical Squad próximo. Os Scarabs continuaram presos no corpo a corpo com o Tactical Squad. Como de nada adiantaria ficar na frente, movi meus Warriors para que eles não sofressem tanto com o Tank Shock.
Eu precisava eliminar qualquer ameaça nesse objetivo, pois sabia que perderia o meu lá atrás. Então investi com meus Wraiths no Rhino que estava no objetivo, e ele explodiu. Permitindo assim que os Wraiths avançassem um pouco para impedir que o outro Tactical Squad viesse para o objetivo.
Turno 5
Era o turno do tudo ou nada. João, como esperado, avançou o Tactical Squad e os Devastators tentando correr para alcançar o objetivo. Infelizmente não teve tanta sorte nos dados e não chegou no alcance do objetivo. Vendo isso, ele recuou com o Rhino que estava avançado, fazendo flat out para alcançar o objetivo. O Chronus avançou também com flat out para pegar meu objetivo.
Eu estava em maus lençóis, os dois objetivos estavam com ele, e eu só conseguiria tirar se o matasse, devido a habilidade do Destacamento dele. A Spyder gerou mais um Scarab, levando mais 1 Wound.
Nesse momento, fiz uma movimentação estranha, e agora percebo que foi errada. Investi com meus Wraiths na unidade de Tactical e de Devastators. Não façam isso em casa, na regra diz explicitamente que uma unidade só pode investir contra uma segunda unidade inimiga se não existir espaço de contato na unidade primária para um dos modelos fazendo a investida encostar. Agora vejo que foi estranho, pois eu já estava considerando que existiria o turno 6, quando poderia ter ido direto no Rhino, e garantido o objetivo para esse turno. Em todo caso, a unidade de Devastators foi eliminada no combate corporal. O Tomb Blade restante também investiu no Tactical, mas falhou.
A Spyder investiu no Rhino, e mesmo com a minha torcida para explodi-lo, causou apenas 1 Hull Point, infelizmente o deixando vivo. Todos meus Warriors e Immortals, junto ao Warlord, atacaram o Predator do Chronus, conseguindo destruí-lo. Mas minha felicidade durou pouco, pois tinha esquecido que quando o veículo do Chronus é destruído, ele desembarca a até 6 polegadas em qualquer direção. E ele continuou no objetivo.
O jogo estaria perdido para mim, se a partida não tivesse continuado, mas os dados estavam do meu lado, e a partida continuou.
Turno 6
O Rhino avançou para se afastar de uma possível investida da Spyder. Chronus atirou, mas continuou no mesmo lugar, e os Tacticals continuaram travados no corpo a corpo com os Wraiths. A unidade Tactical travada com os Scarabs perdeu dois modelos, e falhou no teste de moral, fugindo.
Não tinha muito o que fazer, meus Wraiths não serviam para nada, vacilei, pois esqueci completamente dos Scarabs nesse turno. A Spyder tentou investir no Rhino, falhou…. Míseros 3 e 1 nos dados. Também esqueci do Tomb Blade nesse turno… o desespero era grande.
Mas, para minha sorte, a unidade de Immortals junto ao Walord eliminou Chronus e capturou o objetivo. Fazendo os Necrons ganharem.
Resultado Final
Necrons 6 (Objetivo 3, Slay the Warlord 1, Linebreaker 1, First Blood 1)
Ultramarines 3 (Objetivo 3)
Os necrons são virtualmente impossíveis de serem destruídos, mas pecam terrivelmente em movimentação, o que tentei explorar em meu jogo.
Perdi por pouco, embora essa minha última afirmação não seja no intuito de menosprezar a vitória de Kirlian, mas, ao contrário, de exaltá-la. Em nenhum momento algum de nós viu a vitória de maneira clara e ela só foi decidida na ultima rolagem, no último turno.
Muito tensa e emocionante a partida!
Só uma correção João, não são os necrons que pecam em mobilidade, é a minha lista….
Os necrons em si, possuem muitas unidades com muita boa movimentação (5 fasts). Eles tb possuem trocentas unidades skimmers (q permite ignorar modelos e terrenos difíceis na movimentação)….
Eles são feios e pronto.