BR Dark Eldars x Ultramarines 11/03/2016
Os adeptus astartes ultra, incansáveis em sua campanha de expansão atacaram estrategicamente um ponto mais vulnerável aos Eldar sombrios -Dark Eldar-, pois o terreno escolhido para o campo de batalha era uma planície propícia à movimentação de suas tropas e com amplo campo de visão para suas potentes armas de fogo.
O mundo em questão encontra-se no segmento exterior e seria uma represália suficientemente forte para vingar a derrota inesperada sofrida dias antes em um mundo forja, indiscutivelmente importante para os recursos bélicos indispensáveis à campanha agressiva a qual os adeptus ultra estavam levando a cabo.
As forças ultra atacaram dessa vez eliminando a possibilidade de quaisquer circunstâncias ao jogar Eternal War (sem objetivos táticos aleatórios, numa lista de 750 pontos e até o quinto turno).
A frente de batalha era formada por
- 2x Predador
- 1x Assalt Squad com dois flamers
- 2x Tatical Squad com Heavy Bolter e sargento com Storm Bolter
- 1x devastador com quatro LAS Cannon
- 1x Land Speeder armado com Heavy Bolter e Typhoon Missile Launcher
O poder de fogo e movimentação eram essenciais ao combate.
Mas o choque com os Dark Eldar era inevitável. Eles vieram assim dispostos:
- 1x Archon e seu Webway Portal
- 1x Kabalite Trueborn
- 3x Kabalite Warriors cada tropa em seu devido raider
O campo de batalha estava armado, a tensão pairava no ar da planície que, rapidamente, todos sabiam, seria tingida de sangue e ornamentada com restos de valorosos combatentes caídos e destroços de veículos outrora imponentes.
No primeiro turno, a iniciativa foi dos Dark Eldar que posicionaram suas tropas por trás da única construção em sua zona inicial. Suas ações se restringiram a movimentar sutilmente dois de seus raiders o suficiente para disparar sua única arma efetiva naquela distância (Dark Lance) e ao mesmo tempo forçar o avanço ultra, preservando, assim sua integridade.
Uma jogada nada ousada, porém extremamente tática e que provou estar coerente com a situação, embora tenha apenas retirado o hull point (de três) de um predator.
Como contra golpe, o predator tenta (não consegue) mover-se para fora do alcance do canhão Dark Eldar dispara seu autocannon de volta, sem sucesso, assim como o esquadrão munido de seus LAS, que acabam por imobilizar o raider e, dessa forma acabar com todas sua eficácia tática de movimentação e transporte, embora ainda representasse um certo poder considerável como canhão estático.
A movimentação Dark Eldar começou logo no segundo turno. Seu Arconde escoltado com seus nobres Kabalites chegaram em deep strike sem qualquer dado de scatter, por conta do seu web portal. Uma escolha tática interessante. Ele é posicionado longe da linha de visão dos ultra, naturalmente esperando uma chance de assaltar e assim o faz contra uma unidade de táticos minha, subjulgando-os completamente. Ao mesmo tempo que um de seus raiders igualmente avança e aniquila um dos predadores ultra. Um excelente tiro (First Blood).
A tropa do Raider imobilizado desembarca e procura posicionar-se de forma a tornar efetivo seu próprio dark lancer, mas ainda não conseguiram chegar a um ponto da estrutura que permitisse essa ação de tiro.
No turno de tiro o raider não obtém qualquer disparo significativo.
Em retaliação os táticos ultra movimentam-se pelo flanco esquerdo a fim de obter linha de visão e potencializar seus tiros por meio de rapid fire, portanto correm nesse turno. O land speeder igualmente se posiciona reforçando esse flanco e atirando e destruindo o raider que havia avançado. Eles agora estavam a pé e frágeis perante o poder de fogo ultra.
Ainda na fase de tiro, o assalt squad faz a tropa do arconde queimar e tira um valioso ponto de vida do mesmo, com seus dois lança chamas. Na sequência o assalto é devastador e toda a tropa do arconte é eliminada ao custo de três unidades ultra. Dois heróis sobrevivem e garantem o slay de warlord do jogo.
Na sequencia, no terceiro turno, as tropas de warriors dark eldar se movimentam para próximo da unidade tática do flanco esquerdo, obviamente visava a sua eliminação com uma boa fase de tiro e assalto em seguida. Realmente seguiram-se baixas dos táticos ultra, mas apenas um. Com certeza abaixo do esperado pelo General Dark Eldar. As tropas restantes finalmente se posicionam na estrutura de sua zona de deploy, prontas a atirar, embora errem os tiros contra o predador.
Os warrior dos Dark Eldar avançam e atiram no predador, no entanto não obtêm êxito em sua empreitada e não causam dano algum.
O assalto inevitável de guerreiros Dark Eldar também se provou pouco eficiente, já que além de eliminar apenas mais um tático, também sofreu perdas no overwatch e no próprio assalto. Estava, inclusive, sob o risco de ser eliminado no próximo turno.
No terceiro turno ultra, o land speeder avança e atira sem pudor na tropa Dark Eldar desembarcada e sem qualquer abrigo. Os Devastadores alvejam o artilheiro élfico o que torna inoperante eles se manterem ali parados, agora totalmente ineficientes, forçando o seu avanço no descampado do território de batalha. E isso para os ultra era ótimo, além de não terem mais qualquer arma de distancia significativa e nada contra o único blindado do jogo, exceto o canhão do raider imobilizado.
Os táticos incrível e inesperadamente eliminam os warriors na fase de assalto. Realmente ser médio em tudo (space marines em geral), possibilita chances sob quaisquer circunstâncias do jogo. Versáteis é a palavra certa para eles. Isso somando ao fato que os lances de dados não estavam a favor dos Dark Eldar e favoreciam o Império de maneira descarada e vergonhosa. Com certeza o poder psíquico do Imperador viciou os lances.
E para finalizar, a tropa de assalto avança para cima dos warriors na planície, prendendo-os em combate e perdendo um significativo soldado de dois. Apenas o corajoso sargento ainda persistia heroicamente.
No quarto turno, os Dark Eldar avançam com o que resta de seus soldados warriors, mas nada podem fazer mediante o alcance de suas armas. Na fase de assalto o sargento resiste e elimina um warrior a mais. Um bravo herói, com certeza, que terá seu nome nas litanias vindouras sobre essa árdua batalha.
Para finalizar a escaramuça, o land speeder avança em linebreaker e dispara seu bolter e seu typhoon em blaster ELIMINANDO todos os warriors que avançaram.
E, (ele, novamente) o sargento do esquadrão de assalto resiste a mais um turno de combate. Incrível.
Os ultras vingaram sua derrota contra os inimigos terríveis, porém brilhantes, Dark Eldar. O universo agora estava um pouco mais próximo à ordem. A ordem do império da humanidade.
Agradecimentos a Jeff que proporcionou duas partidas muito bacanas, sendo esse report da segunda, apenas (a primeira, em NTfP, meus Ultras perderam), e me brindou com a presença de seu exército extremamente tático e bem pintado. Garanto que a próxima partida será ainda mais disputada.
Vitória ultra por 4×2!
Ultras: Um Objetivo, Slay de Warlord, Linebraker e um pelo warlord trait Lead By Example que garante um ponto de vitória a mais por ter um objetivo assegurado pelo warlord.
Dark Eldars: Um Objetivo, First blood.
Ótimo Battle Report. Esse sargento aí merece um nome e, como tu disse, registro dos tomos Ultra!