Como escolher seu exército – Parte 2

Finalmente, segue a continuação do texto sobre a escolha do exército. Na primeira parte, citei alguns pontos que acho interessante serem levados em consideração na hora da escolha. Nesta última parte falarei sobre o estilo de jogo de cada um desses, complementando com uma pequena descrição da história.
Minha ideia aqui não é ser um “guia-master-ultimate-tabajara” para escolha do exército, e sim apenas um ponto inicial, que consiga aguçar a curiosidade de vocês, iniciantes, a pesquisarem mais sobre os que chamaram a atenção.
Nem todos estão aqui, existem diversos capítulos de space marines, que precisariam ter um texto específico só para descrever todos. Alguns exércitos também foram propositalmente deixados de fora, devido ao abandono da Games Workshop… alguém imaginou: Sisters of Battle?
Estilo de jogo
O ponto mais importante de todos, o estilo de jogo. Cada exército pode ser jogado de várias maneiras diferentes, mas nem sempre ela funcionará coerentemente. Exemplo: Nada impede de você jogar focado em combates corporais com um exército de Taus, mas definitivamente essa não é a força deles, e se você jogar contra um exército totalmente focado em lutas corporais, você estará em sérios apuros.
W40K possui uma grande gama de exércitos para serem escolhidos, cada um possuem seus pontos fracos e fortes, alguns são fáceis para iniciantes – mas não se prenda a esses, você não será iniciante para sempre – outros precisam de um bom conhecimento estratégico e de subterfúgios nas regras, e assim em diante.
Para facilitar, indexarei aqui, os principais pontos do exércitos retirados de outros sites (não sou tão conhecedor assim de todos os exércitos):
Adeptus Astartes: Blood Angels
Os Blood Angels são uma das 20 primeiras legiões criadas. Seu gene-seed é um dos mais puros, incluindo todos os 19 implantes para transformar um humano em Space Marine, tornando-os seres de longas vidas, é fácil encontrar um Blood Angel com mais de 1000 anos. Apesar disso, seu gene-seed possui duas falhas bem conhecidas, a sede por sangue que eles possuem e uma insanidade que pode ocorrer na batalha por causa do que aconteceu com seu primarca, Sanguinus. São os Anjos-vampiros do milênio 41.
Um exército focado em muita movimentação para rapidamente entrar no combate corporal, assim como os demais Adeptus Astartes são um exército maleável, que servem para diversos propósitos. Possui uma unidade exclusiva especializada em combate corporal, a Death Company, que até o surgimento dos Wulfens, era considerada uma das melhores unidades para esse propósito.
Adeptus Astartes: Dark Angels
São a primeira legião de Space Marines do Império dos homens. São um dos capítulos mais misteriosos dos Astartes, vivem em busca de redenção devido a traição cometida pelo capítulo no passado, mesmo sendo essa traição um segredo bem guardado no capítulo. Possuem fortes inspirações no protestantismo e nas ordens monásticas.
Possuem duas unidades que os fazem únicos diante dos demais Adeptus Astartes, são elas: Deathwing, uma unidade bastante resistente focada em combate corporal e os Ravenwing, motoqueiros de grande mobilidade e poder de fogo.
Adeptus Astartes: Grey Knights
Grey Knights são o lendário capítulo 666 dos Adeptus Astartes, mas apesar disso, eles estão diretamente ligados a Inquisição. São especializados em caçar e exterminar os demônios do Caos. A Existência do capitulo é praticamente desconhecida fora da inquisição. Eles são a elite dos Space Marines e todos são poderosos psíquicos imunes a corrupção do Caos.
Focados principalmente em combate corporal e um pouco no combate a curta distância. É um exército que utiliza poucos modelos em mesa, facilitando o movimento e o entendimento do jogo. Possui muitas habilidades inúteis contra exércitos que não possuem demônios ou psíquicos.
Adeptus Astartes: Space Marines
São os principais defensores da humanidade, os maiores guerreiros do Imperador. Em seus treinamentos, deixam de serem humanos para se tornarem super-humanos, através de diversas modificações genéticas, são divididos em diversos capítulos, cada qual com suas peculiaridades. Os mais conhecidos desses capítulos são os Ultramarines.
Como descrito anteriormente, são os generalistas do jogo, servem para diversos propósitos, sem muito foco em nada, um ótimo exército para iniciantes que podem ser utilizados em diversas táticas diferentes, não utilizam tantos modelos como outros exércitos, facilitando a construção do exército e a movimentação. Suas grandes resistências permitem uma maior tolerância a erros. Possuem diversos tanques, não tão bons como o Astra Militarum, mas confiáveis o suficiente.
Adeptus Astartes: Space Wolves
Uma das 20 primeiras legiões criadas, os Space Wolves são conhecidos por sua cultura selvagem herdada de seu planeta natal: Fenris. Eles não seguem as formações dos Adeptus Astartes e possuem uma mutação ativa em seus gene-seed que os torna “lobisomens”. Possuem uma pegada “Viking” unida a aliados lupinos, com peles de lobos servindo como capa, amuletos, runas, etc.
Possui várias das unidades disponíveis nos Adeptus Astartes, mas devido ao acesso às unidades exclusivas: Thunderwolves Cavalry e Wulfens, são um dos melhores (se não o melhor) exército especializado em combate corporal.
Adeptus Mechanicus: Skitarii
Os Skitarii, também conhecidos como a Tech-Guard, são os ciborgues do Adeptus Mechanicus. Eles possuem, geralmente, armamentos e equipamentos mais avançados que os equivalentes na Imperial Guard por causa dos seus especialistas em tecnologias, Techpriests. A criação dos Skitarii são um segredo mantido pelo Adeptus Mechanicus, mas está claro o envolvimento de diversos implantes, pois seus corpos são mais compostos de máquina que pele.
Um ótimo exército para ataques a distância, podendo mesmo atirar com armas pesadas após moverem-se, mas com modelos bem frágeis. É um exército novo, com poucos modelos disponíveis, mais aconselhado como aliados a uma força maior do império. Não possuem transportes ou voadores.
Astra Militarum (Imperial Guard)
A Guarda Imperial, é a maior força militar da galáxia. Ela serve ao Império dos Homens como a força de combate primária, a primeira linha de defesa contra as milhares ameaças do espaço. É composta de bilhões de homens de diversos regimentos de diversas etnias, auxiliados por uma variada quantidade de blindados leves e pesados.
Um exército com modelos frágeis, principalmente em combate corporais, mas que podem ser utilizados em larga escala. Possuem uma boa gama de armas a distância, e diversos tanques para serem utilizados.
Chaos Daemons
São entidades da Warp e servos dos Deuses do Caos. São criados pelos próprios deuses do Caos, utilizando uma fração do seu próprio poder e agem como uma extensão de sua vontade. A aparência e o caráter de um demônio refletem a própria natureza do deus que o criou. Esses demônios podem ser absorvidos de volta ao Deus.
Um exército com uma boa diversidade, mas focado em combate corporal. Suas habilidades são imprevisíveis e aleatoriamente caóticas que confundem a estratégia do inimigo. Ótimos manipuladores de poderes psíquicos. A maioria das unidades causam Medo ao exército inimigo. Ao contrário do que parece, não é um exército de horda.
Chaos Space Marines
Também chamados de Marines Traidores, eram Space Marines que abandonaram o Império dos Homens e dedicaram-se a servir o Caos. Geralmente eles fazem parte das nove legiões que traíram o Império há 10.000 anos, mas space marines de capítulos mais atuais também podem ser corrompidos. A maioria deles possuem mutações devido ao contato com as forças do Caos.
Tão generalistas como sua contraparte Space Marines. Mas com uma pegada mais demoníaca e algumas unidades mais especializadas. É um exército focado em curta distância e combate corporal.
Dark Eldar
Dark Eldars são Eldars corrompidos e abandonados. Seu maior divertimento é com pirataria, escravidão e tortura, eles são totalmente sádicos. No espaço, eles são piratas e escravistas que caçam suas vítimas através da galáxia. Eles se alimentam de emoções negativas das suas vítimas e dedicam-se a uma guerra sem fim, focada em infligir tanta dor e miséria quanto possível.
Um exército de muita mobilidade, devido a seus veículos anti-gravitacionais, como raiders e ravagers. Possui unidades bastante frágeis. Focado em curta distância, precisa usufruir bastante de bons posicionamentos. Pela fragilidade das unidades, os Dark Eldars são um exército difícil de se jogar que não admitem erros.
Eldar
Os Eldar são uma raça antiga que controlavam as estrelas, mas suas práticas hedonistas levaram a criação de Slaanesh, um dos deuses do Caos, que levou a destruição de sua civilização. Atualmente eles vivem em gigantescas naves tentando sobreviver. Eldar é uma palavra em Quenya que significa Elfo, e com certeza os Eldars são os Elfos do espaço de W40K, uma raça quase extinta.
Um exército com muitas armas de tiro poderosas, muito rápido e com grandes psíquicos. São a raça com a melhor mobilidade do jogo. Mas por sua fragilidade, precisa de muita sinergia entre suas unidades. No metagame atual é um exército bem poderoso.
Halerquins
Os Harlequins são um sub-grupo dos Eldar que pregam a divindade Laughing God. Eles não veem diferença entre a arte e a guerra. Eles acreditam que seu deus escapou das garras de Slaanesh, em sua criação. Eles são bem-vindos por todos os outros Eldars e Dark Eldars e são conhecidos pelas suas roupas super coloridas.
Mais um novo exército e também com poucas unidades, preferível como aliados aos Eldars ou Dark Eldars. São rápidos e focados no combate corporal e com seus próprios poderes psíquicos.
Imperial Knights
Os Imperial Knights são robôs gigantes, não tão grandes quanto os Titãs, mas ainda assim grandes. São pilotados por um único piloto, ao invés de uma tripulação como um Titã. Os Knights são as principais máquinas de guerras das casas nobres dos Knights Worlds.
Também possui poucos modelos para se escolher, focados em pouquíssimos robôs gigantes (uns 3?!?). Possuem um grande poder de fogo, são ótimos em combate corporal e rápidos. Imperial Knights são praticamente imunes a armas pequenas de tiro ou armas corporais razoáveis (S6 ou menor).
Necrons
Uma raça antiga que, em busca de poder, barganhou suas mentes e corpos em busca da imortalidade através de corpos robóticos esqueléticos. Dominaram as estrelas por mais de 60 milhões de anos terráqueos. Adormeceram em suas pirâmides para se recuperarem e agora, se levantam para mais uma vez dominarem o universo. Parecem os robôs do filme Exterminador do Futuro, também se regeneram, com inspirações na cultura egípcia, em Battlestar Galactica (Cylons?), e com algumas unidades mecânicas que lembram muito as maquinas de Matrix, um prato cheio para todo nerd.
Um exército muito balanceado para qualquer tipo de situação: Combate corporal ou a distância e com uma ótima mobilidade: é bom o suficiente teletransportar seus 20 soldados para outro ponto da mesa? Suas unidades são bem resistentes e difíceis de cair, principalmente seus personagens especiais.
Orks
São uma raça humanoide de peles verdes totalmente voltada para guerra. São muito parecidos com os Orcs, já conhecidos de literaturas de Fantasia Medieval. Os peles verdes são uma das raças alienígenas mais perigosas da galáxia, pois são incontáveis e sempre dispostos a lutar e conquistar. Felizmente para as demais raças, eles perdem bastante tempo lutando entre seus clãs.
Um exército de horda, com centenas de miniaturas na mesa, principalmente focado em combate corporal, mas que na quantidade também pode fazer uma boa diferença no tiro. Possuem unidades bem frágeis, mas com uma boa variedade de veículos. É um exército fácil de se utilizar, com histórias bem engraçadas no universo de W40K.
Tau Empire
O império Tau foi criado por uma casta dos Tau chamada Ethereals, que lideram o império através da filosofia que eles chamam “O Bem Maior”. Várias raças inteligentes (kroot, vespids, humanos, entre outras) se aliaram e continuam se aliando aos Tau. A ideia da filosofia do Bem Maior é que cada indivíduo do império se sacrifique em pró do império como um todo. O único exército do W40K que possui armaduras Gundam.
Focados exclusivamente em mobilidade e tiros a longa distância, o que faz deles um ótimo exército para a edição atual do jogo. Quanto mais longes dos seus inimigos, melhor. Possuem ótimos antitanques também. Seus pontos fracos são os combates corporais e a falta de defesas anti-psiquícas.
Tyranids
São uma raça insectóide extragaláctica que existe apenas para devorar toda biomassa que encontra e com isso evoluir e aumentar seus números. Eles são conectados e controlados pela extremamente poderosa Hive Mind, uma encarnação psíquica de todos os instintos dos Tyranids devotados a devorar e destruir, mesmo o Caos perde o controle diante da Hive Mind.
Possuem vários e grandes monstros, é um exército que se utiliza de grandes hordas de infantarias baratas, focado em combate corporal e tiros a curta e média distância. Suas unidades devem se manter em sinergia para não perderem o controle da Hive Mind e cederem aos seus instintos mais básicos.
E terminamos por aqui. Deixo abaixo, alguns links de onde catei algumas descrições e informações de gameplay de cada um dos exércitos descritos acima. Se estiverem começando agora no universo de Warhammer 40k e quiserem tirar alguma dúvida sobre determinado exército, não hesite em perguntar nos comentários abaixo.
https://1d4chan.org/wiki/Warhammer_40,000/Tactics
http://warhammer40k.wikia.com/wiki/
Faltou falar que os Dark Angels tem as miniaturas MAIS BOLADAS EVER. 😛 afinal que não gosta de capuz 😛
Um texto excelente para novatos e veteranos que estão estudando ter mais um exército.
Concordo… Dark Angels são um tipo de Jedi do século 41